domingo, 29 de agosto de 2010

Resumo sobre Algas, Protozoários e Fungos Para Leigos


Algas:
Introdução:
- Algas são organismos eucrióticos que fazem fotossíntese;
- Têm organização corporal simples;
- Vivem no mar, lagos, rios ou superfícies úmidas;
- Grande parte é unicelular, mas nas multicelulares o corpo se chama talo, e pode ter filamentos ou lâminas;
- Algas não apresentam tecidos nem órgãos diferenciados, como nas plantas.

Classificação:
As algas são distribuídas atualmente em oito filos. Classificadas por pigmentação, substâncias de reserva e composição da parede de suas células:
Filo
Organização
Características Principais
Clorophyta
(Algas Verdes)

Unicelular ou Multicelular
Maioria aquáticas, algumas em locais extenos de grande umidade
Algumas vivem em mutualismo com fungos ou no citoplasma de células animais (principalmente cnidários), fornecem a eles substâncias inorgânicas e recebem abrigo e nutrientes inorgânicos, vivendo em relação de Endossimibiose.
Phaeophyta
(Algas Pardas/ Marrons)

Multicelular
Tamanho varia de poucos cm. até mais de 60m.  Sua cor vai do bege claro ao marrom-amarelado. Há poucas espécies nos mares tropicais. Algumas espécies acumulam Carbonato de Cálcio, o que lhes deixa com uma aparência petrificada.
Rhodophyta
(Algas Vermelhas)
Multicelular (maioria)
Abundantes em mares tropicais. Sua cor varia desde desde o vermelho até o roxo escuro. Talo ramificado com estrutura fixadora na base.
Bacillariophyta
(Diatomáceas)

Unicelular
Recobertas por uma carapaça chamada Frústula,constituída de sílica, o mesmo material do vidro. Formada geralmente por duas partes redondas encaixadas, com saliências, depressões e poros.
Constituem parte importante do fitoplâncton em mares e lagos, Algumas secretam superfícies que lhes permitem aderir à superfície de outros organismos.
Chrysophyta
(Algas Douradas)

Unicelular (maioria)
Espécies marinhas e de água doce. Algumas características as assemelham às diatomáceas, porém outras com as feofíceas. Sua classificação é portanto, bastante controversa.
Euglenophyta
(Euglenóides)

Unicelular
Maioria vive em água-doce. Nadam livremente. Apresentam dois flagelos, um longo que é usado na locomoção e um curto que não sai da célula. A maioria contém cloroplastos, o que lhes dá a cor verde, porém algumas espécies são heterotróficas
Dinophyta
(Dinoflagelados)


Charophyta
(Carofíceas)

Unicelular




Multicelular
Maioria vive no mar e constituem também uma grande parte do fitoplâncton do oceano. Têm dois flagelos e locomovem-se rodopiando sobre si mesmos. Alguns espécies vivem em endossimbiose nas células de protozoários e animais marinhos. Produzem o fenômeno da Bioluminescência, luz verde que é emitida pelo movimento das ondas e também a maré vermelha, quando multiplicam-se excessivamente
Vivem em água doce e crescem geralmente presas a fundos do mar. Talo complexo com nós e entrenós dos quais saem filamentos com órgãos reprodutivos. Alguns acumulam também Carbonato de Cálcio nas paredes celulares, ficando com uma aparência petrificada. Cor esverdeada, tendendo para o castanho acinzentado.
Reprodução:
Reprodução Assexuada:
- Divisão Binária: Célula divide-se por mitose originando dois novos indivíduos (apenas ocorre em algas unicelulares).
-Fragmentação: fragmentos de talos crescem e originam novos organismos.

Reprodução Sexuada:
- Em Algas Unicelulares: Cada organismo é um gameta. Dois deles sexualmente maduros se fundem e originam um Zigoto 2n (diplóide). Este Zigoto passa por meiose e forma quatro novos indivíduos n (haplóides), que farão novamente este ciclo ou se reproduzirão assexuadadmente.
-Alternância de Gerações: A maioria das algas multicelulares tem fases n (haplóides) e 2n (diplóides) em seu ciclo de vida. Quando forma-se o Zigoto, surge um indivíduo 2n (diplóide), que surgiu da fusão de dois n (haplóides). As células do Zigoto adulto fazem meiose e geram organismos n (haplóides), os Esporos, que se transformam em Talos, que quando adultos produzem Gametas n (haplóides) que se fundirão a outro Gameta e gerarão um Zigoto novemente 2n (diplóide).


Protozoários:
Introdução:
- Grupo de organismos Unicelulares e Heterotróficos;
- Vivem em água doce ou salgada, em ambientes úmidos ou no interior de corpos de animais;
- Causam doenças a seus animais hospedeiros;
-Há também alguns protozoários que mantém relações harmônicas com outros seres;

Classificação:
São classificados em seis filos do reino Protoctista:
Filo
Características Principais
Rhizopoda
(Amebas)
Se locomovem por expansões citoplasmáticas , Pseudópodes, usadas também na fagocitose de alimentos. Vivem livremente em água doce ou no mar. Algumas espécies são parasitas e causam doenças como a Amebíase.
Actinopoda
(Radiolários e Heliozoários)
Reúne Radiolários e Heliozoários. A presentam Pseudópodes sustentados por um eixo central, que se projetam como raios ao redor do protozoário. Os Radiolários vivem no mar e constituem uma parte importante do Plâncton, seu citoplasma tem relação de endossimbiose com algumas algas. Os Heliozoários habitam normalmente água doce e vivem no fundo de lagos, fagocitando alimento por seus Pseudópodes.
Foraminifera
(Foraminíferos)
Protozoários com carapaça externa de Carbonato de Cálcio, quitina ou fragmentos calcários. Essa carapaça tem perfurações das quais saem Pseudópodes que capturam alimento. Maioria marinha, algumas espécies constituem o plâncton e outras vivem sobre algas ou rastejam no fundo do oceano.
Apicomplexa
(Apicomplexos ou Esporozoários)
Protozoários parasitas sem estruturas locomotoras e dotados de Complexo Apical, que os ajuda a penetrar nas células que eles irão parasitar. Algumas espécies causam doenças em aves e mamíferos (humanos inclusive), como o Plasmodium, causador da Malária.
Zoomastigophora
(flagelados)
Reúne protozoários que se locomovem por Flagelos, geralemente um ou dois deles, mas algumas espécies apresentam dezenas. Podem viver no mar ou água doce. Alguns de vida livre e outros Sésseis (que vivem fixados a algo e utilizam os flagelos pra atrair partículas de alimentos.) Diversos são parasitas e causam doenças em animais e humanos, como os causadores da doença de Chagas e Leishmaniose.
Cilliophora
(Ciliados)
Protozoários com filamentos para a locomoção, mais curtas e numerosas que flagelos, chamadas Cílios. Tem dois núcleos por célula, um pequeno, o Micronúcleo que participa apenas de processos sexuais e um maior, o Macronúcleo, que controla as funções vegetativas (nutrição, metabolismo, regeneração, etc.). Maioria de vida livre. Poucas espécies são parasitas e algumas vivem em endossimibiose em tubos digestórios de animais.



Reprodução:
Reprodução Assexuada:
- Divisão Binária: A célula cresce até um certo tamanho e se divide ao meio, gerando dois novos indivíduos.
Reprodução Sexuada:
- Processo Comum: Dois indivíduos n (haplóides) de sexos diferentes fundem-se e formam um Zigoto 2n(diplóide), que passará por Meiose e formará indivíduos n (Haplóides).
-Conjugação: Processo que ocorre apenas nos Ciliados da espécie Paramércio. Dois individuos sexualmente compativeis formam entre si uma ponte de citoplasma. Dentro de cada um deles o Micronúcleo faz meiose e gera quatro núcleos n (haplóides). Três deles se degeneram e o remanescente se duplica. Um dos dois núcleos dentro de cada Paramércio é transferido ao seu parceiro com o qual ele formou a ponte e então eles se separam. Dentro de cada um dos Paramércios os Micronúcleos fundem-se (um que veio do outro e um do próprio Paramércio) e o Macronúcleo se degenera. Após várias mitoses um dos Micronúcleos se transforma em Macronúcleo  e assim o DNA de dois Paramércios fica combinado.
Fungos:
Introdução:
- Maioria constituída de filamentos chamados Hifas;
- As Hifas sãotubos microscópicos e contém o material celulae do Fungo;
- Existem dois tipos de Hifas, as Hifas Cenocíticas e as Hifas Septadas;
- As  Hifas Cenocíticas são tubos contínuos, sem divisões, preenchidos por uma massa de citoplasma com centenas de núcleos;
- As Hifas Septadas apresentam septos (paredes transversais), dividindo os compartimentos celulares, cada um com um ou dois núcleos;
- O crescimento das Hifas ocorre nas extremidades;
- O conjunto de Hifas de um fungo é chamado Micélio;
- Os fungos são heterótrofos e as espécies que vivem no solo alimentam-se de cadáveres de seres ;
- No processo de digestão as Hifas liberam enzimas que digerem o material orgânico e isso faz com que os fungos causem o apodrecimento de vários alimentos;
- Alguns fungos são parasitas e outros mantém relações harmônicas com outros seres vivos.

Classificação:
Os fungos são divididos em cinco filos:
Filo
Características Gerais
Chytridiomycota
(quitridiomicetos)
Fungos geralmente aquáticos com flagelos em alguma parte de sua vida. Nenhum outro grupo de fungos apresenta flagelos. Alguns são unicelulares e a maioria é filamentosa, com Hifas Cenocíticas. Muitas espécies são decompositoras de cadáveres e diversas são parasitas
Zygomycota
(Zigomicetos)
Únicos fungos multicelulares. Muitas espécies têm vida livre, há espécies que parasitam protozoários e outras que vivem em relaçõesmutualisticas com raízes de plantas, chamadas microrrizas.
Ascomycota
(Ascomicetos)
Representam quase metade das espécies de fungo. Formam em seu ciclo reprodutivo, células especiais, os Ascos, no inteiror deles formam-se esporos. São geralmente, unicelulares e na falta de nutrientes formam Hifas. Alguns mantém relações de mutualismo com algas ou cianobactérias e formam Liquens.
Basidiomycota
(Basidiomicetos)
Fungos que formam, durante seu ciclo de reprodução SEXUADA, células chamadas Basídios, onde formam-se os esporos sexuais. Uma espécie bem conheçida dos basidiomicetos é o Champignon.
Deuteromycota
(Deuteromicetos)
Reúne todas as espécies de fungo que ainda aguardam uma classificação mais específica. Cientistas incompetentes.


Reprodução:
Reprodução Assexuada:
- Fragmentação: Um Micélio se fragmenta e origina novos Micélios.
- Gemulação ou Brotamento: Formam-se Gêmulas ou Brotos que geralmente se separam da célula mas podem permanecer grudados.
-Esporulação: Quando formam-se células n (haplóides), dotadas de paredes resistentes, os Esporos, que ao encontrarem condições favoráveis, germinam e geram um novo Micélio.
Reprodução Sexuada:
Dois núcleos celulares n (haplóides) se fundem. Hifas se fundem e nelas os núcleos que haviam se fundido se distribuem aos pares. Depois ocorre a fusão dos PARES de núcleos haplóides e formam-se Zigotos 2n (diplóides), que fazem meiose e formam esporos sexuais n (haplóides). O esporo germina e forma Hifas, que constituem o Micélio Primário. Quando dois Micélios Primários sexualmente compatíveis se encontram.Quando Hifas se fundem e formam Hifas Dicarióticas, elas formam o Micélio Secundário, que cresce e se desenvolve e DE ALGUM JEITO QUE A PORRA DO LIVRO NÃO EXPLICA DIREITO COMOELE VIRA UMA HIFA DE NOVO, ENTÃO FODASSE.

17 comentários:

  1. que merda é essa..aprende resumir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aff man , toma vergonha na cara, a mina ta ai querendo ajudar e vc ai falando bosta, pelo amor de Deus, se liga se for reclamar faça um melhor vc mesmo entao.

      Excluir
    2. Anônimo30 de abril de 2012 11:34
      que merda é essa..aprende resumir

      Responder
      Respostas

      Anônimo4 de setembro de 2013 14:44
      Aff man , toma vergonha na cara, a mina ta ai querendo ajudar e vc ai falando bosta, pelo amor de Deus, se liga se for reclamar faça um melhor vc mesmo entao.


      Anônimo23 de outubro de 2013 04:21
      voce e malquero



      Janna Ribeiro24 de maio de 2012 07:28
      Este comentário foi removido pelo autor.

      Responder

      Anônimo24 de maio de 2012 07:31
      Adorei seu resumo, tenho prova hoje e não tive tempo de estudar. Um resumo veio em boa hora.

      Responder

      Anônimo13 de junho de 2012 09:14
      Nossa vlw memsmo quem fez isso salvou minha vida escolar esse resumo de algos vlw S2 =D

      Responder

      Anônimo21 de junho de 2012 05:19
      kkkkkkkkkkkkkkkkkk vou tirar 10 no trabalho rsrsrsrs

      Responder

      Anônimo22 de junho de 2012 12:23
      Q porcaria é essa??? não é nada do q eu preciso!!!!

      Responder

      Anônimo29 de agosto de 2012 11:36
      fazer o trabalho encima do dia é foda se nao fosse vc eu tava ferrado hsuahsuashah

      Responder

      Anônimo30 de setembro de 2012 16:52
      AAAi , obrigado. Ganhei 5 pontos através desse resumo (Y).. vlw ;D

      Responder

      Anônimo14 de março de 2013 13:44
      aaai,obrigada me ajudou muito

      Responder

      Gabriella3 de abril de 2013 16:03
      nossa cara, não da nem pra ler direito. Muda a fonte, a cor da letra e a cor do fundo por favor e.e

      Responder

      bruno ley17 de abril de 2013 11:34
      melhor resumo q ja peguei

      Responder

      Anônimo10 de junho de 2013 12:33
      o resumo está otimo, ameei, só a parte das algas que não dá pra ler direito !

      Responder

      Anônimo5 de abril de 2014 18:10
      MO Merda Nem Da Pra Ler Direito Mas Fazer Oq Né Tem Gente Q Não Sabem Fazer Resumo. ;)

      Responder
      Adicionar comentário

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu resumo, tenho prova hoje e não tive tempo de estudar. Um resumo veio em boa hora.

    ResponderExcluir
  4. Nossa vlw memsmo quem fez isso salvou minha vida escolar esse resumo de algos vlw S2 =D

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkk vou tirar 10 no trabalho rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Q porcaria é essa??? não é nada do q eu preciso!!!!

    ResponderExcluir
  7. fazer o trabalho encima do dia é foda se nao fosse vc eu tava ferrado hsuahsuashah

    ResponderExcluir
  8. AAAi , obrigado. Ganhei 5 pontos através desse resumo (Y).. vlw ;D

    ResponderExcluir
  9. aaai,obrigada me ajudou muito

    ResponderExcluir
  10. nossa cara, não da nem pra ler direito. Muda a fonte, a cor da letra e a cor do fundo por favor e.e

    ResponderExcluir
  11. melhor resumo q ja peguei

    ResponderExcluir
  12. o resumo está otimo, ameei, só a parte das algas que não dá pra ler direito !

    ResponderExcluir
  13. MO Merda Nem Da Pra Ler Direito Mas Fazer Oq Né Tem Gente Q Não Sabem Fazer Resumo. ;)

    ResponderExcluir