domingo, 29 de agosto de 2010

Resumo de Biologia Para Absolutamente Leigos Reino Animalia até Equinodermos



Conceitos Básicos:
Número de Folhetos Germinativos (Diblástcos/Triblásticos):
Todos os animais vêm de uma blástula. É isso que os difere dos vegetais. Essa blástula se transforma numa gástrula, uma espécie de ovo. Essa gástrula pode possuir três tecidos ou dois.
Diblásticos: Quando a gástrula possuir dois tecidos, o animal que dela vier será Diblástico e seus dois tecidos serão ectoderma (exterior) e endoderma (interior). Os únicos animais diblásticos são os Cnidários.
Triblásticos: Quando a gástrula possuir três tecidos, o animal que dela surgirá será Triblástico e seus três tecidos serão ectoderma (exterior), mesoderma (intermediário) e endoderma (interior). Todos os animais são Triblásticos, a não ser pelos Poríferos que NÃO têm tecidos e os Cnidários que são Diblásticos.


Tecidos Corporais:
Apenas os animais têm tecidos. Os tecidos são um conjunto de células especializadas em determinada função, por exemplo, digestão ou excreção. Os vegetais não possuem tecidos, pois suas células não são desenvolvidas a esse ponto. Dependendo do Filo do animal, ele pode não possuir nenhum tecido sequer, como os Poríferos; ou pode possuir apenas alguns, como é o caso de todos os Filos que precedem os Poríferos e antecedem os Moluscos.
Presença de Cavidade Corporal (Acelomados/Pseudocelomados/Celomados)
Os animais Triblásticos podem ou não possuir uma cavidade corporal e é isso que determina se serão Acelomados, Pseudocelomados ou Celomados. Todos os animais que os antecedem, ou seja, Poríferos e cnidários, são acelomados, pois não são Triblásticos.
Acelomados:
Organismos Acelomados, não possuem cavidade corporal, ou seja, todo o espaço entre seu Ectoderma (externo) e Endoderma (interno) é preenchido por um tecido originado do Endoderma (intermediário), o Mesênquima.
Pseudocelomados:
Os animais Pseudocelomados apresentam uma cavidade corporal entre o Mesoderma (intermediário) e o Endoderma(Interno) que não é revestida inteiramente por Mesoderma(intermediários), ou seja, o Mesoderma não cobre o Endoderma. Neles, essa cavidade se chama Pseudoceloma.
Celomados:
Os animais Celomados, apresentam, portanto, uma cavidade corporal entre o Mesoderma (intermediário) e o Endoderma (interno), totalmente revestida por Mesoderma.

Tipos de Sistema Digestório:
Incompleto:
Os Acelomados possuem Sistema Digestório Incompleto, pois neles, a cavidade em que ocorre a digestão é uma bolsa de fundo cego, com apenas uma abertura de comunicação com o meio externo.
Completo:
A maioria dos outros animais, sejam Pseudocelomados ou Celomados, possuem Sistema Digestório Completo, no qual existe um Tubo Digestório que possui duas aberturas, a boca e o ânus, por onde são eliminados os resíduos não aproveitados do alimento, as Fezes.
OBS.: Lembre-se que Fezes e Excretas não são a mesma coisa, pois as Excretas são excessos químicos que o corpo filtrou e são eliminadas pelo sistema excretor, e não pelo sistema digestório.
Destino do Blastóporo (Protostômios;/Deuterostômios)
Uma das aberturas do Tubo Digestório se originou sempre do Blastóporo (orifício de comunicação entre a cavidade digestória presente na Blástula e o meio externo, vide figura de Blástula acima)
Protostômios:
Quando o Blastóporo originou a Boca, esse animal é um Protostômio, podendo depois ter um ânus desenvolvido ou não.
OBS.: Esses animais constituem a maioria do Reino Animal, porém, são menos desenvolvidos, pois o ânus é muito importante, enquanto a boca é dispensável, pois o animal pode captar alimentos pela pele, por exemplo, mas se não possuir ânus, acaba tendo de vomitar as fezes em alguns casos.
Deuterostômios:
Nos animais Deuterostômios, o Blastóporo origina o ânus e a boca surge posteriormente. Os únicos animais deuterostômios são os Equinodermos e os Cordados (humanos).

Simetria:
Esférica:
Quando qualquer corte que passe pelo centro do objeto, divida-o em duas metades iguais.
Radial:
Quando a simetria é apenas obtida por cortes longitudinais, como raios
Bilateral:
Quando há apenas UM plano, capaz de dividir o objeto em duas metades simétricas

Filo Porífera:
Habitat:
Aquáticos, grande maioria marinha, apenas uma centena vive em água doce, sendo que existem 10 mil espécies. Vivem fixados a substratos submersos.
Organização Corporal:
Ósculo: Abertura grande no topo do cilindro que constitui o corpo do porífero, pela qual sai a água e os elementos por ele filtrados
Pinacócitos: Células achatadas que revestem o corpo do Porífero
Porócitos: Células que se distribuem entre os Pinacócitos e possuem um poro central pelo qual a água penetra no corpo da esponja
Espongiocela: Grande cavidade interna, pela qual passa a água a elementos filtrados antes de saírem pelo ósculo
Coanócitos: Células que possuem flgelos, cujo batimento gera um fluxo de água que trás partículas alimentares e gás oxigênio para o corpo da esponja e remove gás carbônico e excreções
Amebócitos: Células localizadas entre os Pinacócitos e Coanócitos, no meso-hilo, que são capazes de originar todos os tecidos do animal.
Escleroblastos: Células também localizadas no meso-hilo que permitem a sustentação esquelética do animal. Podem ser elas as Espículas, pequenas agulhinhas formadas de carbonato de cálcio ou cílica; ou também as fibras de espongina, ramificadas e flexíveis que formam uma trama entre as células dos poríferos; utilizadas por nós como esponjas de banho.
Tecidos: Os Poríferos não possuem tecidos, órgãos e, portanto sistemas.
Sistemas:
Os Poríferos não possuem sistemas, porém, suas funções são executadas de algum modo.
Digestório: Ausente; alimento fagocitado por Coanócitos.
Circulatório: Ausente; distribuição de alimentos pelos Amebócitos e difusão de substâncias no meso-hilo.
Respiratório: Ausente; trocas gasosas entre as células e o meio ambiente.
Excretor: Ausente; excreções lançadas no meio ambiente diretamente pelas células.
Nervoso: Ausente.
Reprodução:
Assexuada: Por fragmentação pode surgir outro porífero ou por Brotamento, no qual se formam brotos na esponja genitora, que podem separar-se dela ou não, aí formando colônias.
Sexuada: Maioria dos Poríferos monóica, com desenvolvimento indireto, ou seja, que possui fase larval, no qual a larva pode ser a Anfiblástula ou o Parênquima.
Características Gerais:
-Os Poríferos não possuem folhetos germinativos;
-São Acelomados;
-São Protostômios;
-Não Possuem Simetria.

Filo Cnidária:
Habitat: Maioria marinha, poucas espécies vivem em lagos e rios de água doce e limpa.
Organização Corporal:  Os Cnidários possuem uma grande cavidade digestória, que ocupa grande parte de seu corpo. Nela, não ocorre apenas a digestão dos alimentos, mas também a distribuição de nutrientes e gás oxigênio para as diversas células, executando também a função do sistema circulatório. Pelo fato de executar essas duas funções, essa cavidade é chamada de Cavidade Gastrovascular. Ela comunica-se com o exterior através de apenas uma abertura, a boca, que é normalmente circundada por tentáculos.
Pólipos e Medusas:
Os Cnidários, normalmente passam por dois estágios em seu ciclo de vida, o de pólipo e o de medusa.
Pólipo: Forma de cilindro, fixado a um substrato submerso e a outra livre, onde ficam a boca e os tentáculos. A maioria dos pólipos é séssil, ou seja, não se move, porém, alguns deslizam sobre seu substrato.
Medusa: Forma de guarda-chuva, com a boca situada embaixo e tentáculos que a circundam e também tentáculos finos ao redor do corpo em algumas ocasiões.
Cnidoblastos e Nematocistos:
Os Cnidários apresentam células chamadas Cnidoblastos, localizadas normalmente nos tentáculos. Essas células possuem uma bolsa interna denominada Nematocisto, que possui um filamento longo, por vezes espinhoso que permanece enrolado. Quando o cnidoblásto é estimulado pelo toque de algum ser, o filamento do nematocisto é desenrolado e fere a vítima, expelindo substâncias tóxicas e paralisantes. É por isso que as águas-vivas “queimam”.
Corais:
Os corais são pólipos que se desenvolvem em colônias e acumulam substâncias calcárias, que lhes permitem sustentação na base de seu corpo. Quando o cnidário morre, seus tecidos se decompõem, mas seu esqueleto permanece.
Sistemas:
Digestório: Incompleto; Digestão extra e intra-celular.
Circulatório: Ausente; Alimento distribuído pela cavidade gastrovascular e difundido entre as células.
Respiratório: Ausente; Trocas gasosas entre as células e a água.
Excretor: Ausente; Excreções lançadas pelas células na água
Nervoso: Presente, rede nervosa difundida pelo corpo.
Reprodução:
Assexuada: Por brotamento e estrobilização.
Sexuada: Espécies Monóicas e Dióicas. Possui alternância de gerações entre diplóides e haplóides ao longo do seu ciclo de vida. Pode ocorrer desenvolvimento direto e indireto, no qual a larva denomina-se plânula, que é uma larva livre e ciliada, que nada até encontrar um substrato e depois fixa-se a ele, perdendo os cílios.
Características Gerais:
-São os únicos animais Diblásticos;
-São Acelomados;
-São Protostômios;
-São também os únicos que possuem simetria Radial.
Filo Platyhelminthes (Platelmintos):
Classes:
Tubelários: Espécies de vida livre, conhecidas como planárias. A maioria vive no mar, mas há também espécies de água doce e terra firme.
Trematódeos: Espécies ectoparasitas, ou seja, que vivem como parasitas na parte externa do corpo de hospedeiros. Apresenta também espécies Endoparasitas, ou seja, que vivem dentro do corpo de hospedeiros, como esquistossomos ou tênias.
Sistemas:
Digestório: Incompleto, pois só possuem boca, pela qual os restos não-digeridos são eliminados. Digestão extra e intracelular.
Excretor: Constituído de Protonefrídios, tubos ramificados com uma célula em sua extremidade que é especializada na absorção de água e excreções acumuladas entre os tecidos. Essa célula, dependendo da espécie, pode apresentar um único falagelo, sendo então denominada Solenócito; ou pode também, apresentar um conjunto deles, sendo então denominada Célula-Flama.
O batimento dos flagelos impulsiona os líquidos absorvidos ao longo dos Protonefrídios que se abrem em poros excretores ou nefrídioporos.
A excreção de diversos Platelmintos é também executada apenas pela pele.
Nervoso e Sensorial: Constituído por dos agrupamentos de células nervosas, os Gânglios Cerebrais, que se localizam na parte anterior do corpo. Estes gânglios se unem a dois cordões nervosos, que percorrem o corpo longitudinalmente e deles saem prolongamentos de células nervosas (nervos), que atingem todas as regiões corporais.
Algumas planárias possuem receptores de luminosidade que constituem seu sistema sensorial. Eles são orgãos visuais primitivos, denominados Ocelos.
Reprodução:
Assexuada:  Fragmentação
Sexuada: Ocorre nas espécies Monóicas e possui desenvolvimento direto, há também espécies dióicas que apresentam estágio larval, ou seja, desenvolvimento indireto, no qual a larva se chama rédia.
Características Gerais:
-São Triblásticos;
-São Acelomados (único grupo Triblástico e Acelomado);
-São Protostômios, pois não possuem ânus;
-Possuem corpo achatado;
-Têm simetria bilateral, assim como todos os organismos que os precederão.
Filo Nematelminthes (Nematelmintos):
Habitat:
Maioria de vida livre, habitando ambientes variados, com solo úmido e rico em matéria orgânica, rios, lagos e oceanos.
Diversas espécies vivem também dentro do corpo de outros animais, sendo, portanto, endoparasitas, como a lombriga.

Sistemas:
Digestório: Possuem já sistema digestório completo, pois apesar de serem protostômios, desenvolveram um ânus. A digestão ocorre extra e intracelularmente.
Nervoso: Possuem dois cordões nervosos, um dorsal e um ventral, que percorrem o corpo longitudinalmente. Esses cordões são ligados a um anel de células nervosas ao redor da faringe.
Excretor: As excreções são lançadas no líquido do pseudoceloma (vide o que são animais acelomados) e parte delas é eliminada por difusão cutânea.
A outra parte é eliminada por estruturas denominadas Renetes. Um dos tipos mais comuns é uma célula em formato de H, que percorre o corpo dos Nematelmintos. Formada por dois tubos laterais, ligados ao meio por um canal que se localiza na parte anterior do corpo. Esse canal liga-se a um ducto que se abre no poro excretor, que elimina as excreções para o exterior.
Circulatório: Ausente; Alimento distribuído pelo fluído da cavidade pseudocelomica.
Respiratório: Ausente; Trocas gasosas entre as células e o ambiente, ou seja, respiração cutânea.
Reprodução: Os Nematelmintos podem ser monóicos ou dióicos e os dióicos apresentam dimorfismo sexual, ou seja, diferenças notáveis entre os sexos. Os parasitas possuem ciclos complexos com diversos estágios larvais, ou seja, desenvolvimento indireto, porém, ocorre também o desenvolvimento direto
Características Gerais:
-São Triblásticos;
-São os únicos animais Pseudocelomados;
-São Protosômios;
-Possuem simetria Bilateral;
- Seu corpo tem formato cilíndrico com as pontas afiladas.

Filo Mollusca

Habitat:
Os Moluscos habitam ambientes aquáticos e terrestres, com maioria marinha, mas também espécies de água doce e terra firme.
A maioria dos moluscos é de vida livre, mas há também espécies parasitas que se desenvolvem em brânquias de peixes de água doce.
Organização Corporal:
O corpo dos moluscos é constituído por três partes básicas; a cabeça, o pé e o saco visceral.
Pé: Estrutura musculosa que pode servir para andar, escavar, fixar o animal e etc.
Saco Visceral: Bolsa aonde se alojam os órgãos internos, ou seja, as vísceras. O saco visceral é revestido por um manto que é responsável pela produção da concha, presente em quase todos os moluscos.
A concha é uma estrutura quase sempre de composição calcária que protege o corpo mole do animal e o sustenta.
Classes:
A presença e forma da concha , cabeça, saco visceral e pé caracterizam as diversas classes de moluscos
Bivalves: Moluscos marinhos ou de água doce, que possuem uma concha com duas valvas. Muitas espécies vivem grudadas a substratos submersos ou não e outras enterradas na areia ou no lodo.
Gastrópodes: Apresenta maior número de espécies e diversidade de habitats entre os moluscos, sendo a única com representantes nos três tipos de ambiente (marinho, terrestre e de água doce). A maioria apresenta concha em forma de espiral, porém há espécies com conchas reduzidas, internas ou também espécies sem conchas, como as lesmas.
Cefalópodes: Moluscos que vivem apenas no mar. Alguns possuem concha interna, como lulas e outros, concha externa e espiralada com câmaras; há também os desprovidos de concha, como os polvos.
Apresentam cabeça ligada ao pé, que é desenvolvido e dividido em tentáculos com ventosas adesivas.
São dotados de uma bolsa que contém um pigmento negro, eliminado em situações de perigo. A tinta espalhada na água encobre a visão do predador.
Sistemas:
Digestório: Completo, pois possuem boca e ânus, além de faringe, esôfago e intestino. Na faringe de muitas espécies, há uma língua que rala o alimento, denominada Rádula.
Os gastrópodes e bivalves possuem digestão extra e intracelular, já os cefalópodes possuem digestão apenas extracelular.
Circulatório: Uma novidade evolutiva em relação a todos os filos anteriores, é que os moluscos possuem sistema circulatório, que é responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes às células e também pela excreção de gás carbônico e resíduos gerados na digestão celular.
O coração é alojado na cavidade pericárdica, que é cheia de líquido.
Nos Cefalópodes o sistema circulatório é fechado, ou seja, o líquido sanguíneo, que neste caso é o sangue, circula sempre no interior dos vasos sanguíneos. Nas outras classes, o sistema circulatório é aberto, ou seja, o líquido sanguíneo, nesse caso a hemolinfa, sai das artérias e entra nas cavidades entre tecidos, denominadas hemocelas, aí então, a hemolinfa entra em contato direto com as células e lhes prove oxigênio e nutriente, recolhendo gás carbônico e resíduos, retornando depois ao coração.
Respiratório: Moluscos aquáticos respiram por meio de brânquias, que são ricas em vasos sanguíneos. Já os moluscos terrestres respiram por Pulmões, que são cavidades internas, revestidas pelo manto e cheias de vasos sanguíneos, que dão ao pulmão oxigênio e recolhem gás carbônico.
Excretor: Constituído por um par de órgãos, denominados Metanefrídios, especializados em eliminar as toxinas geradas pelo metabolismo celular. O metanefrídio é uma espécie de funil longo e dobrado, que retira excreções da cavidade pericárdica (vide sistema circulatório) e dos vasos próximos. Essas excreções são eliminadas por condutos desse metanefrídios, que se abrem num poro excretor, localizado sob o manto.
Sistema Nervoso e Sensorial: Constituído por diversos gânglios nervosos, unidos por cordões que se ligam a nervos que trazem informações dos órgãos sensoriais, como as antenas, olhos e órgãos de equilíbrio e levam ordens de movimento aos músculos
Reprodução:
Apenas sexuada. A fecundação pode ser interna ou externa, com desenvolvimento indireto e direto e espécies monóicas ou dióicas.
A maioria dos bivalves e alguns gastrópodes são dióicos e possuem fecundação externa, na qual se desenvolve uma larva ciliada, chama Trocófora, que nada. Em algumas espécies, esse é o único estágio larval, porém, em outras essa larva se transforma numa segunda, chamada véliger. Alguns gastrópodes possuem também desenvolvimento direto.
Características Gerais:
-São Triblásticos;
-São Celomados, primeiros animais celomados e triblásticos;
-São Protostômios;
-Possuem simetria Bilateral.

Filo Annelidea:
Classes:
Poliquetos:
Anelídeos marinhos, que se caracterizam pela presença de cerdas corporais, presentes em expansões laterais do corpos, denominadas parápodes. Alguns caminham ativamente nos litorais e outros vivem dentro de tubos construídos por eles mesmos.

Oligoquetos:
 Anelídeos com poucas cerdas corporais. Seus representantes mais típicos são as minhocas. Sua maioria vive no solo e em água doce, há poucas espécies marinhas
Hirudíneos:
 Anelídeos desprovidos de cerdas, mais conhecidos como sanguessugas, maioria de água doca, mas há também, espécies marinhas e de ambientes úmidos.
Segmentação ou Metameria:
Os anelídeos têm corpo organizado em compartimentos transversais, chamados Metâmeros, muito semelhantes entre si, exceto pelo primeiro, que possui olhos ou antenas. Cada metâmero possui uma musculatura própria, sendo assim possível que o animal o encurte ou o alongue, independentemente dos demais. Cada metâmero possui um par de gânglios nervosos, um par de órgãos excretores e um par de bolsas celômicas, com líquido que fornece apoio para a contração muscular.
Sistemas:
Digestório: Sistema digestório completo, com boca no primeiro segmento e ânus no último segmento. Possuem boca, faringe, esôfago, papo, moela, na qual ocorrem triturações de alimento e intestino. A digestão ocorre na cavidade intestinal e é apenas extracelular.
Circulatório: Fechado, com uma rede de vasos sanguíneos interligados. Apresentam um grande vaso dorsal que conduz o sangue na direção anterior do corpo, em algumas espécies, há vasos ventrais que levam o sangue também À região posterior. Cada metâmero possui vasos laterais que conectam o vaso dorsal aos ventrais
O sangue de muitos anelídeos possui Pigmentos Respiratórios, substâncias que podem se combinar com o gás oxigênio e o transportam então até as células. Minhocas possuem Hemoglobina, proteína de cor vermelha, semelhante À contida no sangue humano, ela está dissolvida no sangue, e        não contida dentro das células.

Respiratório: Os Poliquetos respiram por meio de brânquias. As sanguessugas (hirudíneos) e as minhocas (oligoquetos) não apresentam sistema respiratório, apenas executam a respiração cutânea.
Excretor: Excreção realizada também por metanefrídios, semelhantes aos dos moluscos. Em anelídeos, o metanefrídio é um tubo fino e enovelado, com um funil ciliado numa extremidade, chamado Nefróstoma; que remove as excreções presentes no fluído celômico. O tubo do Metanefrídio, no entanto remove excreções diretamente do sangue.
As excreções são eliminadas para o exterior pelos Nefridiopóros, ou Poros Excretores, presentes aos pares em cada metâmero.
As minhocas excretam principalmente a amônio, que juntamente com suas fezes constitui o Húmus, material altamente fertilizante para o solo.
Nervoso e Sensorial: Com um par de gânglios cerebrais, localizados dorsalmente sobre a faringe, dois cordões nervosos ventrais e um par de gânglios por metâmero. Dos gânglios saem nervos para os músculos e células sensoriais. Várias espécies marinhas de anelídeo possuem órgãos sensoriais bem desenvolvidos, outras espécies, como as minhocas, não possuem órgãos  sensoriais diferenciados, ou seja, visuais, de equilíbrio etc.
Reprodução:
Poucas espécies executam reprodução Assexuada, a maioria executa reprodução sexuada. Os poliquetos marinhos são normalmente dióicos, com fecundação externa e desenvolvimento indireto, com a larva denominada trocófora.
Os Oligoquetos e Hirudíneos são monóicos e se reproduzem por fecundação cruzada, ou seja, cada um introduz seus espermatozóides no poro genital do parceiro e vice e versa e ocorre desenvolvimento direto.

Características Gerais:
-Possuem Metameria;
- São Triblásticos;
-São Celomados;
-São Protostômios.


Filo Arthropoda:
Elementos Corporais:
Exoesqueleto:
Os artrópodes possuem uma particularidade em seu filo que é o Exoesqueleto. Ele reveste o corpo do animal como uma armadura articulada, pois os artrópodes já possuem articulações nos pés e pernas, o que é uma evolução em relação aos anelídeos. O exoesqueleto fornece também apoio para os músculos, o que torna sua movimentação mais eficiente, sendo possível que alguns deles voem e respirem enquanto voam. O exoesqueleto é formado por uma substância rígida e resistente, chamada quitina e nos crustáceos, há um acumulo de cálcio no exoesqueleto, deixando-o ainda mais rígido.
O exoesqueleto impede o artrópode de crescer pelo fato de ser rígido, então, periodicamente, os artrópodes “saem” de dentro de seu exoesqueleto atual, se expandem e formam um novo correspondente ao seu novo tamanho. Esse processo de troca de exoesqueleto e expansão é chamado de Ecdise ou Muda.
Metameria e Tagmas Corporais:
Os Artrópodes possuem metameria, assim como os anelídeos, e é isso que comprova que eles descendem dos mesmos. Porém, nos Artrópodes a metameria ocorre de um jeito diferente. Alguns metâmeros (segmentos) fundem-se na fase embrionária e formam partes do corpo, que são chamadas de Tagmas. Nos insetos, por exemplo, os seis metâmeros anteriores se fundem e formam o tagma da cabeça e os três seguintes formando o tagma do tórax. Os últimos metâmeros, no entanto, permanecem geralmente separados formando o tagma do abdome, onde a metameria é mais notável.
Apêndices Articulados:
São a característica mais típica deste filo e são especializados em diversas funções, como andar, nadar, copular, obter alimentos e etc. Os apêndices de cada parte do corpo, ou seja de cada tagma ou metâmero se especializam em uma função. Por exemplo, as antenas (são apêndices) executam a função sensorial, as peças bucais, como as quelíceras, característica marcante nos artrópodes do grupo dos quelicerados, executam a função alimentar e etc.
Classes:
Crustáceos:
Divisão Corporal:
-Cefalotórax (Tórax ligado à cabeça) e abdome;
-Dois pares de antenas;
-Cinco pares de pernas que saem do cefalotórax;
-Vários apêndices de locomoção no abdome além das pernas;
-Alguns possuem exoesqueleto com substâncias calcárias e se tornam muito rígidos;
-Habitat aquático de água doce ou salgada na maioria das espécies.

Quelicerados:
Divisão Corporal:
-Cefalotórax e abdome;
-Ausência de antenas;
-Quatro pares de pernas e um par de quelíceras, que são estruturas bucais afiadas que ajudam na captura do alimento e muitas vezes injetam veneno na presa;
-Habitat geralmente terrestre.

Unirramios
Reúne Insetos, Quilópodes e Diplópodes.
Organização Corporal dos Insetos:
-Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome;
-Um par de antenas;
-Três pares de pernas.

Organização Corporal dos Diplópodes:
- Corpo formado por cabeça, tórax e abdome;
-Cabeça pequena e possui um par de antenas;
-Tórax curto, formado por quatro metâmeros, nos quais, do segundo ao quarto, existe um par de antenas em cada;
-Abdome longo, formado por 25 a 100 segmentos, cada um com dois pares de pernas, pois são a fusão de dois metâmeros.

Organização Corporal nos Quilópodes
-Corpo formado por cabeça e tronco;
-Cabeça possui um par de antenas;
-Tronco constituído por 15 a 170 metâmeros.
Sistemas:
Sistema Muscular:
Os artrópodes possuem musculatura bem desenvolvida e se fixa na parte interno do exoesqueleto. Os músculos desse filo funcionam em contrações antagônicas, nas quais enquanto alguns músculos movem um segmento ou apêndice em certo sentido, outros trabalham para movimentá-lo para o sentido oposto. Esse antagonismo proporciona grandes variedades e eficiência nos movimentos dos artrópodes.
Sistema Digestório:
Completo. Com boca situada ventralmente na cabeça e rodeada por apêndices articulados. O tubo digestório difere em relação aos grupos. Aranhas, que pertencem aos quelicerados, por exemplo, têm um estômago sugador e musculoso que as ajuda sugar fluidos corporais de suas presas. Insetos herbívoros como Gafanhoto, têm uma região dilatada no tubo digestório, o papo, que umedece o alimento, facilitando a digestão.
A digestão é extracelular e realizada por enzimas pelo hepatopâncreas e pelo ceco gástrico, secretadas na parede do tubo. Os nutrientes são absorvidos pelas células da parede do intestino e distribuídos pelo resto do corpo por meio da hemolinfa (líquido que corresponde ao “sangue” dos artrópodes). As fezes são eliminadas pelo ânus, que se localiza no último segmento do abdome.
Sistema Respiratório:
Crustáceos: Respiram por meio de brânquias, situadas na parte superior dos apêndices que saem do tórax.
Insetos e certas aranhas: Têm respiração Traqueal, na qual o ar é levado aos tecidos, através de tubos ramificados, denominados traquéias. O ar vem de orifícios da superfície do corpo pelas traquéias, chegando às proximidades de cada célula.
Aracnídeos: Respiram por Filotraquéias ou Pulmões Foliáceos, que são finas placas paralelas, localizadas em uma câmara na parte de baixo do abdome. Nessas placas, circula hemolinfa, que possibilita a troca de gases com o ar que penetra nessa câmara pulmonar por meio de um poro respiratório.
Sistema Circulatório:
Aberto. Com um coração tubular dorsal, ou seja, na parte de cima do corpo e que o percorre longitudinalmente. Este coração impulsiona a hemolinfa pelas artérias até as hemocelas, das quais a hemolinfa retorna diretamente ao coração. Alguns insetos têm corações acessórios, que ajudam na transferência da hemolinfa para outras partes do corpo, principalmente para as asas. O coração dos Artrópodes é dividido internamente por câmaras separadas por buracos com válvulas, que fazem a hemolinfa fluir da região posterior para a anterior.
A hemolinfa pode ter diversas funções além do transporte de nutrientes, como por exemplo, transportar excreções celulares e também transportar, por meio de pigmentos respiratórios, o gás oxigênio.

Sistema Excretor:
Insetos e alguns Quelicerados: Eliminam suas excreções por meio de Túbulos de Malpighi, que são estruturas que removem as excreções da Hemolinfa e eliminam-nas na cavidade intestinal.
Aranhas: Excretam por meio de glândulas coxais, que se abrem na base das pernas e também por meio de túbulos de malpighi
Crustáceos: Excretam por meio de glândulas antenais (ou glândulas verdes), localizadas nas antenas; ou também por glândulas maxilares, próximas às maxilas.
Sistema Nervoso e Sensorial:
O sistema nervoso é constituído por um par de gânglios cerebrais, conectados a um cordão nervoso ventral (que percorre o corpo longitudinalmente pela barriga) por um anel nervoso que circunda o tubo digestório.
Já o sistema sensorial pode ter órgãos de equilíbrio, receptores químicos, olhos compostos como os das moscas, que  percebem imagens, cores e movimentos, muito evoluídos em relação aos anteriores. Há também pêlos sensoriais, que percebem a movimentação do ar e da água
Crustáceos e insetos têm olfato apurado e muitos insetos têm percepção sonora mais desenvolvida que a humana, podendo comunicar-se por meio de sons.
Reprodução:
- Ametábolos: Insetos que quando nascem, são idênticos aos pais, somente menores, ou seja, não possuem estágios larvais (desenvolvimento direto).
- Metábolos: Insetos que possuem estágios larvais (desenvolvimento indireto), e são subdivididos em dois grupos: Hemimetábolos e Holometábolos, de acordo com as transformações que realizam e os estágios larvais
>Hemimetábolos: Suas formas jovens, chamadas de Ninfas, já possuem semelhança com o adulto e as mudanças de aparência até chegar ao estágio adulto ocorrem de modo gradual, sendo chamado esse processo de metamorfose incompleta.
>Holometábolos: O inseto quando nasce possui uma forma de larva, depois forma uma proteção, um exoesqueleto em volta de si, e lá dentro permanece um tempo até seu corpo se modificar. Quando sai do casulo, já está na fase adulta.
Crustáceos:
Maioria dióica, com fecundação externa. Possuem desenvolvimento indireto com diversos estágios larvais.

Aracnídeos:
São dióicos, com fecundação interna e têm desenvolvimento direto. Passam por diversas mudas de exoesqueleto ao longo da vida.
Insetos:
São dióicos, com fecundação interna e podem ser metábolos e ametábolos.

Características Gerais;
- São Metamerizados;
-São Triblásticos;
- São Celomados;
-São Protostômios;
-Possuem Exoesqueleto Quitinoso;
-Possuem Simetria Bilateral.

Filo Echinodermata
Classes:
-Asteroidea: Estrelas-do-mar;
-Echonoidea: Ouriços-do-mar e Bolachas-de-praia;
-Holoturoidea: Pepinos-do-mar;
-Ophiuroidea: Serpentes-do-mar;
-Crinoidea: Lírios-do-mar.
Elementos Corporais:
Endoesqueleto:
 Endoesqueleto seria o esqueleto interno, assim como nós possuímos. Ele é formado pelo mesoderma e pode ser articulado ou rígido.
Sistema Ambulacral:
É a característica principal desse filo. Esse sistema é constituído por bolsas e tubos cheios de água do mar, chamado ampolas, que levam a tubos musculosos na base do corpo chamados pés ambulacrais e a placa madrepórica, pela qual penetra a água.
Ele funciona da seguinte maneira: A água do mar entra pela placa madrepórica, que leva a tubos (geralmente cinco), dos quais partem de cada um, diversas ampolas, que levam por fim a água aos pés ambulacrais.
Esse sistema serve para a locomoção, fixação dos animais e sua captura de alimento, pois as ampolas e pés ambulacrais exercem uma pressão sobre a água ou o elemento que o animal se deseja fixar ou capturar, criando um tipo de ventosa.
Espinhos, Pedicelárias e Pápulas:
-Espinhos: São articulados e ligados ao esqueleto, coberto de epiderme;
-Pedicelárias: Estruturas móveis com pinças nas pontas, que servem para remover detritos de animais que se prendem ao corpo espinhoso do ouriço, mantendo-o limpo.
-Pápulas: Pedaços da parede do corpo, revestidas por epiderme e que contém internamente prolongamentos da cavidade celômica. Elas servem para funções respiratórias e excretoras.
Sistemas:
Digestório:
Completo, com boca, esôfago, estômago, intestino e ânus. Digestão completamente extracelular e os nutrientes produzidos pela digestão são absorvidos na parede intestinal por suas células e distribuídos ao resto do corpo, pelo fluído celômico, já que não existe sistema circulatório.
A boca do ouriço-do-mar fica no centro da face ventral, ou seja, a parte de baixo do ouriço, e possui cinco dentes calcários fortes e afiados, que se ligam a uma estrutura esquelética, denominada Lanterna-de-Aristóteles..
Sistema Respiratório:
Formado por brânquias, nas quais o oxigênio entra e vai para o fluído celômico, pois não existe sistema circulatório², e chega a todas as partes do corpo.
Sistema Excretor:
A excreção ocorre com a ajuda do fluido celômico, pois e sistema excretor é AUSENTE.
Sistema Circulatório:
A circulação ocorre com a ajuda do fluido celômico, pois e sistema circulatório é AUSENTE.
Sistema Nervoso e Sensorial:
O sistema nervoso é constituído por um anel nervoso, situado ao redor da boca, do qual partem cinco nervos radiais, que se ramificam atingindo o corpo todo.
O sistema sensorial é pequeno, com poucos receptores químicos e táteis. E os que existem, estão situados ao redor da boca e nos pés ambulacrais.
Reprodução:
Dióicos, com fecundação externa (pela água do mar), e o desenvolvimento e indireto. Os ouriços apresentam apenas uma forma larval, o Plúteo; enquanto as estrelas-do-mar apresentam duas formas larvais, a Bipinária e a Braquiolária. Possuem capacidade de regeneração muito elevada.
Características Gerais:
- Primeiros animais DEUTEROSTÔMIOS na linha evolutiva;
-Os adultos possuem simetria RADIAL, porém a larva possui simetria Bilateral, o que comprova que ela descende dos artrópodes. Essa simetria Radial pode ser explicada como uma adaptação ao nicho ecológico que os equinodermos vivem;
-São celomados;
-Possuem Esqueleto Interno (Endoesqueleto);
-Não possuem Metameria.

3 comentários: